ARTIGO DE OPINIÃO. COMO FAZER?

Quer postar uma matéria, mostrando sua opinião e não sabe como?

Atente:

Quando queremos defender uma ideia, podemos manifestá-la através de um artigo de opinião, que é a classificação para os textos jornalísticos que visam persuadir o leitor.

Esse tipo de texto, visa, de modo geral, transmitir suas idéias, mas é importante sempre tentar deixar o texto impessoal para dar a este mais convicção.

Então, frases como:
Eu acho.... Devem ser evitadas, e dar preferência a:
Acreditamos... Pensamos ….Concluímos

Devemos evitar gírias:
Tipo assim...

E o gerúndio é usado para dar idéia de uma ação que está acontecendo, apenas. Evite:
Então vamos estar torcendo por um futuro melhor, use:
Vamos torcer por um futuro melhor.

Evite clichês, ele acabam com o texto.
O Brasil é um país tropical, abençoado por Deus, aqui tudo que se planta dá.
Estes são os erros mais comuns, é claro que devemos evitar erros de português, textos muito extensos e coisas do tipo, mas estes são regras gerais para qualquer texto e não vou ficar citando aqui outra vez.

Devemos organizar nosso texto, de modo a deixá-lo mais limpo e direto possível, então atente:
À diagramação, no Artigo de Opinião, devemos usar a seguinte estruturação de parágrafo:
1° Parágrafo: Apresentação da ideia a ser defendida. Aqui você deve apresentar a ideia, mostrando já sua Opinião, evite ficar em cima do muro.
Parágrafos do meio: Para cada argumento que você tiver, use um parágrafo, apresente o argumento, use os dados que tem para justificá-los e encerre. Não enrole, fale tudo da maneira mais direta que for possível. Apresente no mínimo 3 argumentos, para ser convincente.
Ultimo Parágrafo : Aqui você fecha suas ideias, conclui o que tem quer ser dito, e reafirma a ideia centro.
Aos argumentos, Sempre afirme o que você pode provar, seja com fatos, ou suposições, mas passe a impressão que você tem certeza do que está dizendo.


Essa é a estrutura geral do Artigo de Opinião, fique atento! Este é um dos gêneros mais pedidos em vestibulares e concursos por todo país. Aprendê-lo é essencial. Tente escrever um artigo e coloque ele na imprensa, se quiser eu posso corrigi-lo para te ajudar, só se aprende a escrever escrevendo.